terça-feira, novembro 23, 2004

Se deus acha que eu estou errada, ele é que me deve dizer isso, não vocês

Mais importante do que aquilo em que eu acredito, ou quem lê as minhas palavras, é a razão. Em muitos casos esta mesma razão não vence a “emoção”. As frases que se seguem foram retiradas de um site que visitei há pouco tempo. Não pretendem mostrar que A ou B está errado, nem uma verdade irrefutável. Pretende apenas mostrar que há diversos ângulos de se abordar um mesmo assunto e que a escolha de direcção tem de ser feita por aquele que caminha.

Atirem pedras, mas reflictam nisto primeiro…

"Quando entender porque rejeita todos os outros deuses excepto o seu, entenderá porque é que eu rejeito todos os deuses" (Stephen F. Roberts)

“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê”

"Não confio em gente que sabe exactamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam" (Susan B. Anthony)

"Deus escreveu todos os livros. Ninguém se preocupou em ouvir a versão do Diabo sobre o que realmente aconteceu" (Samuel Butler - "Notebooks")

"Não acredito em nenhum deus, em nenhuma religião. Mas tenho um credo: sejamos felizes e façamos aos outros felizes. Não é muita coisa mas é o suficiente para esta vida. Se houver outra vida, ao lá chegarmos pensaremos em alguma lei apropriada" (Robert Ingersoll)

"Heresia" vem do grego "hairesis". Significa liberdade de escolha, liberdade de pensamento.

Redenção: libertação dos pecadores da punição pelos seus pecados, por meio do assassinato do filho do deus contra o qual eles pecaram (Ambrose Bierce)

"Porque devo permitir que me diga como criar os meus filhos aquele que teve que afogar os seus?" (Robert Green Ingersoll)

“Milhões foram mortos em nome de Deus, poucos em nome do diabo.”

"As palavras e actos de Deus são bem claros: as mulheres foram feitas para ser esposas ou prostitutas" (Martinho Lutero, "Works 12.94")

"As crianças pequenas que começaram a viver no útero das mães e tenham morrido ali ou que, tendo nascido um instante antes, tenham abandonado este mundo sem o sacramento do sagrado baptismo [...] deverão ser castigadas com a eterna tortura do fogo que não se apaga" (de "Hell, a Christian doctrine"-M.J. Gauvin, W. Teller, H. Cutner)

“Não é possível que todas as religiões sejam verdadeiras ao mesmo tempo, mas é bem possível que todas sejam falsas.”

Venham daí essas pedras…

Sem comentários: